Blog - VR Painéis Elétricos

Distribuidoras de energia têm condições de suportar isenção de pagamentos da conta de luz, diz S&P

Agência observa que, embora os consumidores de baixa renda sejam representativos para algumas distribuidoras, essa categoria não corresponde a mais de 10% de suas receitas

A S&P Global Ratings avalia que as distribuidoras brasileiras de energia elétrica têm condições de enfrentar o período de isenção no pagamento da conta de luz para os consumidores de baixa renda, conforme determinado pelo governo através de medidas provisórias.

Na semana passada, o governo publicou duas MPs, nº 949 e 950, voltadas ao setor elétrico. As MPs estabelecem que os clientes de baixa renda com consumo de energia de até 220 quilowatts-hora (kWh) terão direito a uma isenção de 100% em suas contas entre 1º de abril a 30 de junho deste ano.

Para compensar o efeito negativo ao caixa das distribuidoras, também permitem que até R$ 900 milhões do Tesouro Nacional seja direcionado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que, por sua vez, cobrirá os custos dessa isenção.

A agência de ratings observa que, embora os consumidores de baixa renda sejam representativos para algumas distribuidoras, chegando a mais de 20% da base de clientes, essa categoria não corresponde a mais de 10% de suas receitas. Segundo a S&P, outro ponto que deve atenuar os impactos do lado da distribuição é o fato de várias distribuidoras integrarem grandes grupos do setor elétrico, que também atuam em transmissão e geração — segmentos que, até então, foram menos afetados pela crise.

Marketing VR Painéis

Marketing VR Painéis

Adicionar comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Redes Sociais

Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece na VR Painéis

Newsletter