Cabine Primária: Alvenaria X Metálicas

Cabine Primária: Alvenaria X Metálicas

Conforme artigo publicado na revista Lumiere edição 210 de outubro de 2015, redigida pelos clientes da VR Painéis, Srs. Miguel Coneglian e Andre Coneglian, proprietários da MA Coneglian, nos ajuda a entender claramente o porquê de cada vez mais as cabines primárias metálicas conhecidas também como cubículos blindados tem ganhado espaço no mercado e nas obras de todo o pais.

Para melhor esclarecimento selecionamos alguns trechos do artigo que visam o esclarecimento e entendimento das exigências normativas e pontos importantes que devemos saber antes de optarmos por essa excelente e econômica solução para as cabines em Média Tensão. Segue trechos do artigo

"As cabines de alvenaria necessitam de um espaço relativamente grande para sua aplicação, pois a norma pede iluminação natural e circulação de ar, espaço de 1,20 metros livres para circulações de pessoas e manejo de equipamentos, e um box separado para cada função: Medição, Proteção, Transformação, todas com telas removíveis e grades.

Fora o espaço físico e estético, esse tipo de solução dificulta a possibilidade de futuras expansões, mudança de layout do sistema elétrico, pois possuem um espaço físico próprio que não permite a alteração do lugar onde foi instalado.

Já as cabines metálicas garantem a maior proteção dos equipamentos, pois estão protegidas por invólucros metálicos, exigem baixa manutenção e garante operações seguras. Exclusiva para entrada de Ramais subterrâneos, só a saída que pode ser área se o cliente preferir.

Os módulos são resistentes ao arco interno, que oferecem outra garantia de segurança muito importante.

Essa solução precisa conter transformador de potencial, chave seccionadora, transformador de corrente, disjuntores, nobreaks, relé de proteção, para raios.

Aplicação em Obra

Agilidade do trabalho em campo, menor tempo na execução elétrica e futuras manutenções devem seguir as orientações e discriminações estipuladas no projeto.

Para garantir a proteção e evitar a aproximação de pessoas, telas e portas devem seguir as condições do item  5,1 da NBR 14039.

Operação e Manutenção

De acordo com os itens 5,6,7e 8 da respectiva norma indicam a frequência e a qualidade das manutenção preventivas da instalação, que resumindo é de acordo com a durabilidade prevista de cada material.

Para a manutenção a instalação deve ser desenergisada após a manobra e todas as partes vivas devem ser ensaiadas quanto à presença de energia e mediante ao dispositivo de detecção compatível ao nível de tensão da instalação

Inspeção Visual

Analisar se os componentes estão conforme o item 7.2,2 da NB14039 que especifica as verificações mínimas:

Medias de proteção contra choque elétrico, barreias contra fogo, seleções de condutores de acordo com a sua capacidade de condução de corrente e queda de tensão, presença de dispositivos e seccionamento de comandos. Seleção adequada a influencia externa dos componentes e das medidas de proteção.

Esquemas, avisos, placas, etiquetas e outras informações para auxiliar as operações e manutenção.

Ensaios:

A NBR 14039 item 7.3 pede no mínimo:

Continuidade elétrica dos condutores de proteção e ligação equipotenciais.

Resistência Elétrica de Isolamento da Instalação elétrica.·.

Ensaio de tensão aplicada

Resistência do aterramento

Ensaios de atuação dos dispositivos de proteção

Ensaios de funcionamento."

Parabenizamos toda a equipe da MA Coneglian por todo o trabalho realizado e esperamos ter esclarecidos algumas dúvidas tão comuns nesse tipo de solução.

A VR Painéis está a disposição para maiores esclarecimentos através de sua equipe de aplicação e vendas.

Dados para contato: vrpaineis@vrpaineis.com.br ou (17) 4009 5100.