Smartphones e Tablets na Automação de Processos

Smartphones e Tablets na Automação de Processos

 Com as constantes inovações tecnológicas, os smartphones e tablets estão se tornando cada vez mais comuns no nosso cotidiano, integrando em um único dispositivo uma série de equipamentos como PC, celular, GPS, máquina fotográfica etc. Alguns equipamentos já possuem níveis elevados de processamento, são relativamente fáceis de usar, possuem uma tela amigável, tipo touchscreen e diversos meios de conexão (Internet, Wireless, Bluetooth), tornando a sua conectividade e mobilidade praticamente ilimitada. Não é de se surpreender que estes equipamentos estão sendo incorporados aos recursos da automação residencial, comercial e até mesmo aos setores industriais.

     Vale ressaltar que apesar dos constantes avanços em seus processadores e na qualidade das imagens, os Tablets e smartphones ainda são limitados comparativamente aos PC's mais modernos, mas não deixam de ser uma ferramenta útil, capazes de uma série de funcionalidades, como mostrar a planta industrial de forma simplificada, identificação dos defeitos, realização de acionamentos remotos, reconhecimentos de alarme, acesso aos mais diversos relatórios de manutenção e gerenciais etc. Devido a dispositivos GPS, também será possível mostrar em um mapa a localização de um determinado equipamento defeituoso, muito útil em grandes plantas, principalmente as industriais, saneamento, mineração etc.

    A conectividade destes equipamentos com as arquiteturas da automação ocorre devido a sua facilidade de conexão TCP/IP (comum aos computadores) e conexões wireless por exemplo. Utilizando-se de protocolos de comunicação apropriados, como Modbus TCP/IP, os Tablets e smartphones podem se conectar a rede corporativa TCP/IP, gerando influência no processo, realizando leituras de relatórios e gráficos, conforme no exemplo abaixo:

    A mobilidade no processo produtivo trás diversas vantagens ao processo, como à saída do operador de sua sala operação e a possibilidade do acompanhamento junto ao processo produtivo, realizando ajustes finos visando aumento de produtividade. A manutenção também se beneficia da mobilidade, podendo acompanhar as falhas, relatórios e gráficos de cada equipamento ligado a rede, permitindo assim um melhor gerenciamento de falhas e menor tempo de máquina parada.

    Vivemos a era dos smartphones e Tablets, a era da mobilidade, de acessar os nossos e-mail's fora de nossas residências e escritórios, ter acesso as notícias pelo telefone. Os smartphones e tablets estão se tornando melhores e mais rápidos a cada geração, a internet está se popularizando nos dispositivos móveis. Infelizmente, ainda é pequena a aderência de empresas desenvolvedoras de sistemas de supervisão móvel. Isso está mudando, trata-se de uma tendência do qual as grandes corporações já tem ciência, cabendo novos e grandes investimentos neste tipo de novidade.