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Centro de Controle de Motores MT - VR MClad

O Centro de Controle de Motores . CCM . Média Tensão - são formados por conjuntos modulares isolados a ar com compartimentos metálicos tipo metal-clad, destinados à proteção, manobra e controle de motores de média tensão para classe de tensão de até 15kV. Estes conjuntos são montados e ensaiados em fabrica atendendo as exigências da norma NBR IEC 62271-200 e NBR 14039. A estrutura do conjunto é composta por perfis dobrados e aparafusados (4 dobras formando uma geometria do tipo Omega), tendo como destaque os seguintes itens:

  • Estrutura composta por 5 compartimentos metálicos.
  • Disjuntores ou contatores extraíveis.
  • Tecnologia de interrupção a vácuo.
  • Banco de capacitores.
  • Relés de proteção.
  • Acesso ao compartimento de cabos frontal ou posterior.
  • Elevada segurança na operação.
  • Confiabilidade e continuidade de serviço.

Aplicações

Projetados para utilização nos diversos ramos das instalações elétricas, as suas principais aplicações são:

  • Industrias químicas e petroquímicas.
  • Estações de tratamento de água e esgoto.
  • Usinas sucroalcoleiras.

Características Construtivas

  • Uso abrigado
  • Entradas e saídas de cabos inferiores
  • Classe de tensão 7,2 e 15kV
  • Frequência 50/60Hz
  • Corrente nominal dos barramentos principais até 2500 A (outras sob consulta) Corrente de curta duração até 31,5kA
  • Temperatura ambiente 40°C (outras sob consulta)
  • Grau de proteção IP-42 (outros sob consulta)
  • Tratamento superficial de chapas e barramentos: - Chapas externas: processo químico de fosfatização - Barramentos: processo químico de deposição de prata e termoretrátil - Partes internas / compartimentação: chapas zincada
  • Acabamento das superfícies tratadas: - Pintura epóxi pó cinza claro RAL 7035 para portas, laterais e teto Dimensões básicas: - Altura: 2300 mm - Largura: 500, 800 e 900 mm - Profundidade: 1800 e 2000 mm
  • Segurança, Operação e Manutenção
  • Intertravamentos mecânicos e elétricos
  • Completa proteção contra toques de partes vivas
  • Carrinho do contator / disjuntor intertravados
  • Divisões metálicas que evitam a propagação do arco para os demais compartimentos
  • O carrinho não pode ser movido com o contator na posição “LIGADO”.
  • O contator / disjuntor não pode ser operado com o carrinho entre as posições “INSERIDO” e “TESTE / EXTRAÍDO”
  • No caso de queima de um dos fusíveis, o contator desliga o circuito.

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