Painéis Certificados TTA/PTTA

Painéis Certificados TTA/PTTA

Previsto para o ano de 2014, a entrada da NBR IEC 61439 prevê mudanças no conceito de TTA/PTTA que deixam de existir.  De qualquer maneira, o objetivo deste artigo é mostrar de forma sucinta a importância dos painéis certificados, e para isso adotaremos a norma NBR IEC 60439-1, que ainda é a norma vigente para os Painéis de Baixa Tensão.

 A terminologia TTA/PTTA é utilizada aos quadros elétricos que atendem aos critérios da Norma NBR IEC 60439.  Os painéis TTA são aqueles que passaram por todos os testes previstos na Tabela 7, incluindo os testes de tipo, realizados em laboratórios certificadores.  Já os painéis PTTA, possuem lista de ensaios a serem atendidos conforme a Tabela 7, porém os ensaios de Curto-Circuito e Elevação de Temperatura podem ser extrapolados, por exemplo por meio de cálculo de conjuntos similares.

A realização dos ensaios é de suma importância para verificar a integridade do conjunto quando exigido, tentando simular as condições elétricas o mais próximo possível da previsão de projeto.  Através do teste, é possível verificar o que poderia ocorrer em caso de curto-circuito por exemplo.  Se o painel não suportar os esforços térmicos e dinâmicos para o qual foi projetado, o mesmo pode vir a explodir, podendo causar danos ao patrimônio, e havendo o risco de causar ferimentos graves as pessoas próximas.  Estes ensaios visam garantir o patrimônio, vida útil do equipamento e a segurança do pessoal.

  A obrigatoriedade legal do pleno atendimento a todos os requisitos da norma se deve principalmente em virtude das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho - NR10, onde nos itens 10.1.2 e 10.3.8, que basicamente se refere aos projetos e montagens que devem atender as regulamentações técnicas oficiais, observando-se as normas técnicas.

  Além da NR10, também temos o Código de Defesa do Consumidor Lei n. 8.078 Art. 39 Parágrafo VIII, que basicamente descreve como prática abusiva colocar no mercado qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais, neste caso a ABNT.

  Baseado nestes aspectos, qualquer fornecimento de materiais fora dos padrões e critérios estabelecidos nas normas fica sujeito a ações judiciais, podendo ser elas Civis e até Criminais caso ocorra o dano e o tipo do dano. Não só a empresa responsável pela montagem dos painéis pode ser responsabilizada, mas também a empresa que repassou e até mesmo o proprietário onde o material não conforme esteja instalado.

  Notamos que o consumidor está se tornando mais exigente e melhor informado, apenas preço do produto, apesar de importante, não é mais o único diferencial, hoje buscamos qualidade, segurança, confiabilidade e comprometimento, e estas são as características de toda empresa séria, como a VR Painéis.